Ex-ministro da defesa da Coreia do Sul é preso por morte de oficial de pesca em 2020
Promotores sul-coreanos prenderam um ex-ministro da defesa e um ex-chefe da guarda costeira por causa da morte de um oficial da pesca em águas próximas à fronteira marítima intercoreana de fato, há dois anos.
Um membro da tripulação de um barco do Ministério da Pesca sul-coreano foi fatalmente baleado pelos militares da Coréia do Norte em setembro de 2020, no Mar Amarelo, a oeste da Península Coreana.
Os oficiais da guarda costeira sul-coreana disseram, inicialmente, que o membro da tripulação estava tentando desertar para o Norte. Mas eles recuaram no comentário em junho deste ano, dizendo aos repórteres que não havia provas que sugerissem tais motivos.
Os promotores prenderam, no sábado, o ex-ministro da Defesa, Suh Wook, e o ex-comissário geral da Guarda Costeira, Kim Hong-hee, por seu suposto envolvimento em encobrir os fatos e suspeita de abuso de poder.
As prisões ocorreram quando o governo do Presidente Yoon Suk-yeol expande uma investigação sobre o assassinato do membro da tripulação em 2020. Há especulações de que a administração anterior liderada por Moon Jae-in procurou encobrir o incidente para evitar uma deterioração dos laços com o Norte.
A mídia sul-coreana diz que outros altos funcionários de segurança da administração anterior, incluindo o ex-conselheiro de Segurança Nacional, Suh Hoon, e o ex-chefe do Serviço de Inteligência Nacional, Park Jie-won, também podem enfrentar acusações.
- EUA e Coreia do Sul adiam parte dos exercícios militares para setembro - 8 de agosto de 2025 8:55 am
- Alerta de emergência para forte chuva emitido para província de Kagoshima - 8 de agosto de 2025 8:35 am
- Ex-funcionário da Tokyo Electron envolvido em caso de espionagem na TSMC - 8 de agosto de 2025 8:18 am