Coréia do Sul e EUA em alerta para reações da Coréia do Note ao exercício militar do Sul
Os militares sul-coreanos e norte-americanos estão em alerta para possíveis reações da Coréia do Norte a um exercício militar na Coréia do Sul, que envolve, parcialmente, as tropas norte-americanas.
Na segunda-feira, os militares sul-coreanos iniciaram um exercício regular de manobra de campo, que está programado para terminar em 28 de outubro.
Os Chefes do Estado-Maior Conjunto da Coréia do Sul dizem que o exercício foi projetado para responder a uma variedade de ameaças potenciais, incluindo as representadas pelas armas e mísseis nucleares do Norte.
Os Chefes do Estado-Maior Conjunto também dizem que as tropas americanas, estacionadas na Coréia do Sul, participarão de alguns dos exercícios para melhorar a capacidade operacional mútua.
Na sexta-feira, a Coréia do Norte disparou um míssil balístico de curto alcance, da periferia de Pyongyang, e cerca de 90 projéteis de artilharia, da província sudeste de Kangwon, em direção ao Mar do Japão. Também disparou cerca de 300 tiros de artilharia em direção ao Mar Amarelo, a partir da província sudoeste de Hwanghae Sul.
O Norte classificou os movimentos como um aviso para a Coréia do Sul, em resposta ao disparo da artilharia do Sul.
Os dois países concordaram, em 2018, em não disparar projéteis de artilharia em zonas de proteção marítima, que servem como fronteira marítima inter-coreana de fato. O Sul disse que as munições de artilharia disparadas pelo Norte na sexta-feira caíram em águas do lado norte-coreano.
O Ministro da Defesa sul-coreano, Lee Jong-sup, avisou, no domingo, que o bombardeio do Norte poderia ser o início de provocações com base em um cenário preparado.
O ministro enfatizou que a Coréia do Sul se manterá firme contra quaisquer provocações do Norte.
- Navios chineses invadem águas japonesas em Okinawa - 3 de agosto de 2025 1:56 am
- Trump posiciona submarinos nucleares após ameaça russa - 3 de agosto de 2025 1:45 am
- Alemanha envia mais dois sistemas Patriot à Ucrânia - 3 de agosto de 2025 1:40 am