Coréia do Sul e EUA começam exercícios militares com o porta-aviões nuclear USS Ronald Reagan
Oficiais militares sul-coreanos informam que exercícios marítimos conjuntos com as forças norte-americanas começaram nesta sexta-feira, envolvendo o porta-aviões USS Ronald Reagan.
Os militares disseram que as manobras marítimas, de dois dias, têm como objetivo reforçar a capacidade operacional dos aliados contra as provocações norte-coreanas.
Os Chefes do Estado-Maior Conjunto Sul-Coreano disseram que os exercícios incluem um plano para escoltar o porta-aviões, movido a energia nuclear, até as águas do sudeste da ilha sul de Jeju.
O navio foi redirecionado para o Mar do Japão, após o lançamento de um míssil sobre o Japão pela Coréia do Norte, na terça-feira.
Os treinos seguem um exercício conjunto, na quinta-feira, pelo Japão, EUA e Coréia do Sul, no Mar do Japão, assumindo o lançamento de mais mísseis balísticos pelo Norte.
Os militares disseram: “Reforçaremos, continuamente, nossa firme capacidade operacional e postura para responder a quaisquer provocações norte-coreanas”.
Os militares dos EUA e da Coréia do Sul disseram, na sexta-feira, que haviam entregue equipamentos para melhorar as capacidades do sistema de defesa antimíssil THAAD dos EUA em uma base na ilha sulista de Seongju.
As iniciativas ocorrem em meio à freqüência sem precedentes dos lançamentos de mísseis do Norte.
A Coréia do Norte denunciou, na quinta-feira, o reposicionamento do USS Ronald Reagan.
- Emerson Boy é atração do Sons do Brasil 536 na Rádio Shiga - 4 de agosto de 2025 12:07 pm
- Onda de calor perigosa persiste em várias regiões do Japão - 4 de agosto de 2025 11:42 am
- Navios chineses invadem novamente águas japonesas - 4 de agosto de 2025 11:36 am