Coréia do Norte relata sucesso no lançamento de dois mísseis de cruzeiros de longo alcance na quarta-feira (12)
A Coréia do Norte afirma que testou com sucesso dois mísseis de cruzeiro de longo alcance, capazes de transportar armas nucleares táticas, na quarta-feira.
A Televisão Central Coreana informou, na quinta-feira, que o ditador, Kim Jong Un, estava presente quando os mísseis foram disparados em direção ao Mar do Japão, a oeste da Península Coreana.
A mídia estatal disse que os mísseis voaram por duas horas, 50 minutos e 34 segundos em trajetórias ovais e em forma de oito, e atingiram seus alvos, a 2.000 quilômetros de distância.
A Coréia do Norte lançou um tipo similar de míssil de cruzeiro em setembro de 2021. Em comparação, os mísseis lançados na quarta-feira viajaram 500 quilômetros mais longe e voaram 45 minutos a mais.
Também foi dito que os mísseis foram lançados para unidades de operações nucleares táticas. As unidades testaram os mísseis balísticos sete vezes em um período de 15 dias até domingo.
Os Chefes do Estado-Maior da Coréia do Sul disseram, na quinta-feira, que os mísseis foram disparados por volta das 2:00 da manhã de quarta-feira, em torno de Kaechon, na província de Phyongan, no oeste da Coréia do Norte.
Disse que não havia anunciado os lançamentos mais cedo porque revelaria a capacidade de vigilância dos militares.
Os mísseis de cruzeiro de longo alcance são capazes de voar em baixas altitudes durante longos períodos de tempo, e dizem ser difíceis de detectar pelo radar.
O desenvolvimento deste tipo de arma foi incluído no plano de defesa de cinco anos da Coréia do Norte, anunciado em janeiro de 2021.
Os observadores dizem que os principais alvos deste tipo de míssil incluem bases militares americanas no Japão, representando uma nova ameaça.
- Radio Shiga transmite reprise especial do programa O Sul em Cima, com Neubaner, Ceumar e Marimbanda - 12 de fevereiro de 2026 9:55 pm
- Falta de mão de obra reduz entregas de onigiri no Japão - 12 de fevereiro de 2026 9:25 pm
- Analistas preveem expansão do PIB japonês no fim de 2025 - 12 de fevereiro de 2026 9:21 pm
















