Conselho Nacional de Segurança dos EUA reforça os compromissos de defesa do Japão e Coréia do Sul
Os Estados Unidos expressaram seu compromisso de defender o Japão e a Coréia do Sul, após o lançamento de mísseis balísticos pela Coréia do Norte.
A porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos EUA, Adrienne Watson, divulgou uma declaração na segunda-feira.
A declaração dizia que os Estados Unidos “condenam fortemente” a “perigosa e imprudente decisão da Coréia do Norte de lançar um míssil balístico de longo alcance sobre o Japão”.
Ela observou que o movimento “desestabilizador” mostra o “flagrante desprezo da Coréia do Norte pelas resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas e pelas normas internacionais de segurança”.
A declaração se referia a conversas telefônicas do Conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, com seus homólogos japoneses e sul-coreanos. Eles são o Secretário-Geral da Secretaria de Segurança Nacional japonesa, Akiba Takeo, e o Diretor do Gabinete de Segurança Nacional da Coréia do Sul, Kim Sung-han.
Em ambas as chamadas, as partes “consultadas sobre respostas conjuntas e internacionais apropriadas e robustas”. A declaração acrescentou que Sullivan reforçou os “compromissos de ferro” de Washington para a defesa do Japão e da Coréia do Sul.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















