Compostos potencialmente tóxicos detectados perto da base militar dos EUA
Oficiais do Ministério da Defesa japonês detectaram dois compostos possivelmente tóxicos em níveis que excedem as diretrizes nacionais, perto de uma base militar americana, na Prefeitura de Kanagawa.
Oficiais da Marinha dos EUA disseram ao ministério, em 24 de setembro, que, por engano, haviam liberado um agente extintor contendo os compostos organofluorados PFOS e PFOA em uma lagoa.
A lagoa está ligada a um rio que atravessa o rio Atsugi, dentro da Instalação aero-naval dos EUA.
Os funcionários do Ministério da Defesa examinaram duas partes do rio fora da base. Os compostos foram encontrados 3,6 vezes acima das diretrizes.
O governo da província de Kanagawa diz que, desde então, as autoridades americanas tomaram medidas para tratar a lagoa, tais como liberar a água e limpar o fundo.
As autoridades da província pediram ao Ministério da Defesa, na sexta-feira, para evitar que um incidente similar acontecesse novamente. Eles também pediram um exame minucioso sobre o potencial impacto ambiental.
Compostos organofluorados foram previamente detectados nas águas residuais da base Yokosuka da Marinha dos EUA, também em Kanagawa.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















