Boris Johnson surge como possível sucessor de Truss
O ex-primeiro ministro britânico, Boris Johnson, vem chamando a atenção desde que a mídia local noticiou que ele pretende regressar, depois que Liz Truss anunciou sua renúncia.
O Partido Conservador vai escolher um novo líder na próxima semana.
Truss anunciou que iria renunciar ao cargo de chefe do partido na quinta-feira. Ela também renunciará ao cargo de primeira-ministra, assim que um sucessor for escolhido.
Truss apresentou um projeto para o crescimento da economia através da redução de impostos. Ela decidiu renunciar depois de ser forçada a reverter suas políticas. Ela disse: “Dada a situação, não posso cumprir o mandato para o qual fui eleita pelo Partido Conservador”.
Tendo estado no cargo por apenas seis semanas, Truss será a primeira-ministra com o mandato mais curto da história britânica.
Qualquer candidato que concorra ao cargo de líder do partido precisa das indicações de pelo menos 100 membros da Câmara dos Deputados. As nomeações serão encerradas na segunda-feira.
Se apenas um candidato garantir 100 indicações, esse candidato se tornará, automaticamente, líder do partido e primeiro-ministro no mesmo dia.
Se houver dois ou mais candidatos, os legisladores votarão online nos candidatos e os membros do partido. O resultado será anunciado na sexta-feira da próxima semana.
A mídia local apresentou nomes como o ex-ministro das finanças, Rishi Sunak, e a ex-secretária de Defesa, Penny Mordaunt, como candidatos principais. Mas eles também relataram que Johnson está buscando a reeleição.
Johnson levou seu partido a uma vitória esmagadora em uma eleição geral em 2019, mantendo um sólido apoio dentro do partido. Mas ele foi forçado a sair no mês passado, por uma série de escândalos, incluindo repetidas festas em Downing Street, durante o período de isolamento da COVID.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















