Aumento das taxas de juros seriam inapropriados, diz Bando do Japão
Líderes em todo o mundo estão tentando estabilizar suas economias diante de pressões que nunca viram. A pandemia tem atrofiado o crescimento e pressionado as cadeias de abastecimento, e a guerra na Ucrânia fez subir o custo dos alimentos e da energia. Agora, os líderes japoneses viram essas pressões causarem a queda de sua moeda para níveis não vistos em décadas.
Nas negociações de Nova York, na sexta-feira, o iene caiu para 148 contra o dólar. Um dia antes, havia ultrapassado seu nível mais baixo em 32 anos, a 147 ienes em relação ao dólar.
Os últimos números das vendas a varejo fora dos EUA aumentaram as pressões sobre o iene. Os consumidores americanos mantiveram seus gastos fortes em setembro. Os números foram pouco alterados em relação ao mês anterior.
As autoridades da Reserva Federal têm tentado domar a inflação – e esfriar a economia – através do aumento das taxas de juros. Os números fortes dos gastos estão levantando preocupações de que eles continuarão a subir.
Entretanto, o presidente do Banco do Japão, Kuroda Haruhiko, disse que o ritmo da recuperação do Japão é lento em comparação com países como os EUA. Ele acredita que não é “necessário ou apropriado” que o Banco Central do Japão aumente as taxas neste momento.
Kuroda disse que os consumidores estão começando a gastar mais e os líderes empresariais estão novamente investindo em suas empresas. Portanto, ele quer evitar o aperto visto nos EUA, mantendo uma política monetária frouxa.
- Kim Jong Un supervisiona teste de novo motor de míssil - 29 de março de 2026 3:53 pm
- Protestos “No Kings” tomam os EUA contra ataques ao Irã - 29 de março de 2026 3:47 pm
- EUA atingem 11 mil alvos militares no Irã em um mês - 29 de março de 2026 3:43 pm






















