Zelenskyy considera os referendos russos uma “violação brutal”
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, qualificou os referendos russos nos territórios ocupados como uma “violação brutal” da Carta das Nações Unidas e uma tentativa de roubar o território de outro Estado. Ele apelou para que a Rússia fosse excluída de todas as organizações internacionais.
Zelenskyy se dirigiu a uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, na terça-feira.
A Embaixadora dos EUA, Linda Thomas-Greenfield, também criticou o referendo. Ela apresentou uma resolução pedindo aos Estados membros que não reconhecessem nenhum “status alterado” e disse que seus colegas delegados sabem que os resultados foram “pré-determinados em Moscou”. Ela acrescentou que os votos não representam, de forma alguma, uma expressão legítima do povo ucraniano.
Ela classificou o que os russos estão fazendo de “padrão” e disse que vetariam qualquer resolução e passariam a anexar território, como fizeram na Crimeia.
O embaixador russo, Vassily Nebenzia, criticou o Ocidente por tentar “enfraquecer e sangrar” seu país.
A delegação dos EUA se prepara para levar a resolução à votação na Assembléia Geral, dentro de dias.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















