Vice presidente dos EUA visita a DMZ entre as duas Coréias
A vice-presidente americana, Kamala Harris, visitou a zona desmilitarizada, que divide a Coréia do Norte e a Coréia do Sul, e emitiu um forte aviso à Coréia do Norte.
Antes disso, Harris manteve conversações com o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, durante cerca de uma hora e meia, na quinta-feira, em Seul. Ela visitou a Coréia do Sul pela primeira vez desde que tomou posse.
A Casa Branca diz que Harris e Yoon reafirmaram o alinhamento de suas nações em relação à Coréia do Norte, e seu objetivo de desnuclearização completa da Península Coreana. A vice-presidente também ressaltou os benefícios de melhorar os laços bilaterais entre o Japão e a Coréia do Sul.
O escritório presidencial da Coréia do Sul diz que os dois líderes denunciaram o Norte por adotar uma lei sobre o uso de armas nucleares e lançar, repetidamente, mísseis balísticos. Eles também reafirmaram o compromisso dos EUA de reforçar a dissuasão.
Durante sua visita à zona desmilitarizada, Harris foi assessorada por oficiais militares sul-coreanos. Ela usou binóculos para ver o lado norte-coreano.
Após a visita, Harris disse: “No Norte, vemos uma ditadura brutal, violações desenfreadas dos direitos humanos e um programa de armas ilegais que ameaçam a paz e a estabilidade”.
Pyongyang disparou dois mísseis balísticos de curto alcance em direção ao Mar do Japão nesta quarta-feira.
Observadores políticos dizem que a visita de Harris à Coréia do Sul tem como objetivo demonstrar a unidade entre Washington e Seul e manter a pressão sobre o Norte.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















