Vazamento do gasoduto Nord Stream foi um ato de “sabotagem” diz União Européia
As autoridades na Europa viram sinais de que seus suprimentos de energia poderiam estar ameaçados. Dizem que os danos aos gasodutos sob o Mar Báltico são um ato de “sabotagem”.
Os gasodutos Nord Stream vão da Rússia à Alemanha. No mês passado, autoridades russas cortaram o fornecimento através de um deles. Eles nunca colocaram o segundo em funcionamento. Ainda assim, no início desta semana, as autoridades dinamarquesas e suecas detectaram duas explosões submarinas e depois relataram três vazamentos.
O Ministro das Relações Exteriores dinamarquês, Jeppe Kofod, disse que todas as informações disponíveis sugerem que as explosões foram “intencionais”. Entretanto, ele disse que não sabem quem fez isso ou por quê.
Os líderes russos foram rápidos em negar o envolvimento. O porta-voz presidencial, Dmitry Peskov, chamou as alegações contra eles de “previsivelmente estúpidas e absurdas”. Eles dizem que os agentes com seus serviços de segurança estão investigando os danos como “terrorismo internacional”.
Os líderes da União Européia viram os combates na Ucrânia cortar o fornecimento de energia russa e deixá-los temerosos com a aproximação do inverno. Os vazamentos não afetarão os suprimentos a curto prazo, mas demonstram que a infra-estrutura da UE é vulnerável.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm
















