Ucranianos apresentam o “ponto de virada” na guerra
As tropas ucranianas rechaçaram as forças russas e retomaram o controle das cidades que haviam perdido, anteriormente. Recuperaram mais território em questão de dias do que os russos haviam capturado em meses. Seus líderes dizem que a guerra chegou a um “ponto de inflexão”.
Na quarta-feira, o presidente, Volodymyr Zelenskyy, visitou a cidade oriental de Izyum. Milhares de tropas russas fugiram da área durante o fim de semana, deixando para trás tanques e outros equipamentos.
Embora os russos ainda ocupem cerca de um quinto da Ucrânia, Zelenskyy diz que grande parte da região de Kharkiv foi liberada. Ele diz que os ucranianos sabem que a “verdade está do seu lado”.
Zelenskyy também se encontrou com tropas em Balakliya, outra cidade que as forças recapturaram. Ele entregou prêmios e disse aos soldados que eles são “heróis”.
Os oficiais da Casa Branca concordam que os ucranianos têm um “senso de momentum”. Ainda assim, eles estão cautelosos. Eles dizem que é desconhecido se a guerra chegou, realmente, a um ponto de inflexão.
O presidente, Joe Biden, disse, na terça-feira, que, embora os ucranianos tenham feito progressos significativos, ele acredita que a luta continuará por muito tempo.
As autoridades americanas estão acompanhando as forças russas no sul da Ucrânia. Eles dizem que essas tropas ainda têm “muita capacidade militar”.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am