Tropas ucranianas rechaçando forças russas no leste
As forças ucranianas parecem estar aumentando a pressão sobre as tropas russas, no leste e sul do país, fazendo com que elas se retirem de algumas áreas.
A agência de notícias Reuters citou a vice-ministra da Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, na terça-feira. Ela disse que as forças ucranianas estão fazendo bons progressos em sua operação para liberar a região de Kharkiv, no leste. Maliar acrescentou que ainda é muito cedo para dizer que foi estabelecido um controle total sobre toda a região.
O governador da região leste de Luhansk, Serhiy Haidai, expressou sua opinião em uma entrevista à mídia, na terça-feira, que as forças russas se retiraram em algumas áreas. A Rússia havia afirmado que suas tropas apreenderam toda a região em julho.
O Instituto para o Estudo da Guerra, diz que a contra-ofensiva da Ucrânia continua a ter impactos significativos na moral e nas capacidades militares russas no sul da Ucrânia. Na segunda-feira, informou que as imagens de satélite mostram que a maioria dos veículos russos partiram de suas posições, em uma linha de frente próxima à cidade de Kherson.
Alguns legisladores russos dizem que deveriam discutir a mobilização de cidadãos para reforçar as forças russas na Ucrânia. Um grupo de legisladores do partido no poder apresentou um projeto de lei, na segunda-feira, para permitir que os pais de três ou mais menores se alistassem nas forças de reserva.
Mas o governo russo parece permanecer negativo quanto à mobilização total por causa dos protestos do público. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse, na terça-feira, que não há discussões em andamento sobre o assunto no momento.
- Irmã de Kim pressiona Seul após incidente com drone - 13 de fevereiro de 2026 8:37 pm
- Preços de imóveis novos caem em 88% das grandes cidades chinesas - 13 de fevereiro de 2026 7:50 pm
- PayPay prepara abertura de capital na bolsa Nasdaq dos EUA - 13 de fevereiro de 2026 7:41 pm
















