Tentativa de ficar no caminho da reunificação da China com Taiwan será destruída, diz Ministro das Relações Exteriores da China
O Ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, diz que qualquer tentativa de atrapalhar a determinação da China de se reunir com Taiwan “seria triturada pelas rodas da história”.
Wang falou na Assembléia Geral das Nações Unidas, em Nova York, no sábado.
Em relação a Taiwan, Wang disse que seu governo está firmemente determinado a destruir quaisquer tentativas secessionistas, e que “tomaria as medidas mais enérgicas para se opor à interferência externa”.
Em uma reunião com Wang na sexta-feira, o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, expressou a oposição de Washington, ao que ele via como tentativas unilaterais da China de mudar o status quo em todo o Estreito de Taiwan.
Com isto em mente, Wang observou que o povo da China se oporá, unanimemente, a quaisquer tentativas estrangeiras de interferir nos assuntos internos do país.
Com relação à invasão russa da Ucrânia, que entrou em seu sétimo mês, Wang prestou atenção a ambos os lados.
Ele enfatizou a necessidade de criar uma estrutura eficaz, equilibrada e sustentável para encontrar uma solução fundamental para a crise, considerando as preocupações razoáveis de segurança de ambos os lados.
Quanto à Coréia do Norte, com seu contínuo desenvolvimento nuclear e de mísseis, Wang citou a necessidade de tomar medidas drásticas para resolver a questão nuclear na Península Coreana.
Ele observou que as partes envolvidas deveriam resolver a questão através de diálogo e negociações, ao mesmo tempo em que protegem, conjuntamente, a paz e a estabilidade da península.
Wang expressou o compromisso da China de se envolver em tal processo.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















