Teerã fortalecerá laços energéticos com nações amigas, diz Ministro do Petróleo do Irã
O ministro do petróleo do Irã indicou que Teerã impulsionará as relações energéticas com nações amigas, como a China e a Rússia, em meio a sanções econômicas contra o país do Oriente Médio.
Javad Owji realizou uma entrevista com a NHK em Tóquio, no domingo. Ele está no Japão para participar do funeral do ex-Primeiro Ministro japonês, Abe Shinzo.
As negociações entre o Irã e os Estados Unidos para salvar um acordo nuclear de 2015 continuam paralisadas, sem perspectivas de levantamento das sanções.
Owji disse que o Irã está trabalhando para atrair investimentos do exterior, sem esperar que o acordo seja restaurado.
Ele pediu às empresas japonesas que considerassem expandir para o mercado iraniano, enfatizando que seu país está 100% pronto para aceitar seus investimentos.
Owji revelou que o Irã pode produzir 4 milhões de barris de petróleo bruto por dia. Isso está alegadamente acima dos níveis que o país havia se gabado antes que as sanções fossem impostas.
O ministro argumentou que o Irã tem sido capaz de aumentar suas exportações de petróleo bruto para vários países. Acredita-se que eles incluem a China.
Owji acrescentou que o Irã assinou um memorando de entendimento com a gigante energética estatal russa Gazprom, em julho, para a cooperação na indústria de petróleo e gás.
O acordo de 2015 foi firmado entre o Irã e as potências mundiais, incluindo os EUA, para refrear as atividades nucleares de Teerã em troca de alívio das sanções.
Mas em 2018, o então presidente dos EUA Donald Trump tirou seu país do acordo e reinstituiu sanções.
- Calor extremo atinge áreas afetadas por chuvas no Japão - 14 de agosto de 2025 7:55 am
- Governo Trump revoga vistos de secretários do Ministério da Saúde relacionados com o programa Mais Médicos - 14 de agosto de 2025 7:51 am
- Memorial Restart Community completa 4 anos: um jardim de lembranças, respeito e esperança para famílias estrangeiras no Japão - 14 de agosto de 2025 5:57 am