Russos fogem para a Finlândia para escapar da mobilização
Mais de 50.000 russos cruzaram a fronteira com a Finlândia, esta semana, desde que o Presidente Vladimir Putin convocou os reservistas militares. O número é quase duas vezes maior do que o da semana anterior.
Em Vaalimaa, uma cidade no leste da Finlândia a cerca de três horas de carro de São Petersburgo, carros e ônibus têm mais de um quilômetro de fila em um posto de controle na fronteira.
A maioria dos passageiros são russos que procuram entrar na Finlândia com um visto de turista. Muitos são homens jovens.
Um homem, de 25 anos, de Ekaterinburg, a cerca de 1.800 quilômetros da fronteira, disse que não suporta o que está acontecendo na Ucrânia nem quer usar armas.
Um garoto de 16 anos que deixou sua escola em São Petersburgo e fugiu com sua mãe, disse que é contra a guerra. Ele disse que não quer pensar em ser recrutado de repente, enquanto ainda está na escola e ser mandado embora para matar pessoas.
O capitão, Jussi Pekkala, da guarda de fronteira finlandesa, disse que cerca de 60% dos russos estão entrando na Finlândia para o trânsito, com a intenção de continuar para outros países. Ele acrescentou que alguns vieram sem visto e solicitaram asilo.
Um número notável de carros, em um estacionamento de aeroporto na capital, Helsinque, tinha placas russas, sugerindo que muitos russos já haviam voado para outros países.
A Turquia, onde os russos podem fazer estadias curtas sem visto, é um destino popular.
Os vôos para a Turquia estão totalmente reservados, e as tarifas estão aumentando várias vezes em relação ao normal.
Um homem, de 54 anos, que planeja se encontrar com sua família na estância turca de Bodrum disse que esteve no exército soviético, há 30 anos, e serviu na Ucrânia e na Polônia. Ele disse que não quer fazer isso novamente.
O homem acrescentou que espera a paz e um bom futuro, e que não voltará para casa na Rússia até vê-los.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm
















