Rússia diz que continuará combatendo apesar dos aparentes recuos em Kharkiv
A Rússia reiterou sua determinação de continuar a operação militar na Ucrânia, apesar dos recentes reveses na região de Kharkiv.
O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse, na segunda-feira, que a operação militar continuará até que todos os objetivos sejam alcançados.
Aparentemente, a contra-ofensiva ucraniana está expulsando as tropas russas para fora de Kharkiv.
O Instituto para o Estudo da Guerra, nos Estados Unidos, diz que a maior parte da região de Kharkiv está, agora, sob controle ucraniano.
Diz também que os ucranianos retomaram o controle da cidade de Izyum, que é um ponto estratégico em Kharkiv para as rotas de abastecimento da Rússia para as linhas de frente.
O Ministério da Defesa russo anunciou, anteriormente, que suas tropas seriam reagrupadas a partir de Izyum. A mudança é amplamente vista como um anúncio de retirada da cidade.
Um membro sênior de um grupo separatista pró-russo em Kharkiv disse à TV estatal russa que, o tamanho das forças ucranianas na região é oito vezes maior do que o dos russos. A pessoa disse que cerca de 5.000 civis atravessaram para o território russo.
Fontes próximas ao gabinete presidencial russo dizem que o presidente, Vladimir Putin, provavelmente, convocará uma reunião de seu Conselho Nacional de Segurança para discutir a situação da guerra antes de partir para o Uzbequistão.
Espera-se que Putin participe da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, que começará na quinta-feira no país da Ásia Central.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















