Reserva Federal dos EUA aumenta taxas de juros
O presidente da Reserva Federal, FED, dos EUA anunciou um aumento das taxas de juros em junho, que ele descreveu como “invulgarmente grande”. Na ocasião, Jerome Powell disse que não esperava que aumentos de três quartos de um ponto percentual fossem comuns. Agora, ele introduziu uma, pela terceira vez.
Com a ação de quarta-feira, o Fed aumentou as taxas de juros em três pontos percentuais este ano. Powell disse que, à medida que a postura da política monetária se tornar mais restritiva, será apropriado diminuir o ritmo dos aumentos.
Mas ele insiste, por enquanto, que o Fed fará o que for necessário para controlar a inflação, não vista em décadas. A taxa de inflação atingiu 9,1% em junho; desde então, caiu para 8,3%. Os formuladores de políticas têm como meta uma taxa de 2%.
O Fed tem sido incapaz de reduzir os preços de bens essenciais como alimentos, aluguel e eletricidade. Powell apontou fatores não vistos em ciclos anteriores, como a guerra na Ucrânia e os choques de abastecimento provocados pela pandemia do coronavírus chinês.
Taxas mais altas tornam mais cara a compra de uma casa, um carro ou um negócio, o que diminui a demanda e os preços. Powell disse que os funcionários do Fed prevêem que aumentos de tarifas similares serão “apropriados”, mas que eles tomarão suas decisões “reunião por reunião”.
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am
- China e Rússia realizam exercício naval no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 3:25 am
- Kelsie Kimberlin lança videoclipe de “Infinite Possibilities” - 4 de agosto de 2025 3:10 am