Realizado Funeral de Estado do ex-primeiro-ministro Abe Shinzo
O primeiro-ministro que ficou a mais tempo no poder, está sendo lembrado pelo trabalho de sua vida e por sua trágica morte. O ex-primeiro ministro, Abe Shinzo, foi assassinado a tiros durante um discurso de campanha eleitoral, em julho. Milhares de pessoas se reuniram em Tóquio, nesta terça-feira, para fazer o luto.
Membros da Família Imperial e legisladores de todo o Japão se juntaram aos líderes dos três ramos do governo para o funeral de Estado. Cerca de 700 representantes estrangeiros também compareceram.
Todos ficaram em silêncio, em memória do ex-primeiro-ministro assassinado, antes de assistir a uma compilação dos comentários de Abe sobre os pontos fortes de sua nação e seu futuro.
O primeiro-ministro, Kishida Fumio, transmitiu suas condolências, dizendo: “Abe Shinzo foi aquele que trabalhou, mais do que qualquer outro no mundo, para construir e manter a paz no Japão, na região e em todo o planeta, e, para manter e promover uma ordem internacional que valoriza a liberdade, a democracia, os direitos humanos e o Estado de direito”.
O ex-primeiro ministro, Suga Yoshihide, também fez um elogio em nome dos amigos de Abe. Os dois trabalharam estreitamente durante anos – Abe, como líder do Japão, e Suga como a voz de seu Gabinete.
Suga disse: “Você estava determinado a fazer do Japão um país que pudesse contribuir para o mundo em todas as áreas como uma nação verdadeiramente amante da paz. Você tinha que se comprometer e tomar decisões todos os dias. Mas nós nunca o vimos sem um sorriso em seu rosto”.
- Banda alemã Backside of Richness revive demos dos anos 80 em novo lançamento - 14 de fevereiro de 2026 11:21 pm
- ONU denuncia massacre de 6 mil civis pelo RSF no Sudão - 14 de fevereiro de 2026 9:27 pm
- Japão prepara primeira estratégia nacional de inteligência - 14 de fevereiro de 2026 9:18 pm




















