Putin se encontrará pessoalmente com Xi na quinta-feira
O gabinete presidencial russo informa que o presidente, Vladimir Putin, se encontrará com o presidente chinês, Xi Jinping, no Uzbequistão, na quinta-feira.
Diz que a reunião acontecerá à margem da cúpula da Organização de Cooperação de Xangai, a ser realizada no país da Ásia Central. A organização é uma estrutura de segurança e economia liderada pela China e pela Rússia.
Esta será a primeira vez que os dois líderes se reúnem pessoalmente desde que a Rússia iniciou sua invasão da Ucrânia, em fevereiro.
O assessor de Kremlin, Yury Ushakov, disse na terça-feira, que Pequim havia conseguido uma “abordagem equilibrada” em relação à “crise da Ucrânia”.
Ele disse que a China “compreende claramente as razões que forçaram a Rússia a lançar sua operação militar”. Ele acrescentou que esta questão será discutida em profundidade durante a próxima reunião.
Putin, aparentemente, espera confirmar os laços militares e econômicos com a China, em um momento em que as nações ocidentais intensificaram suas sanções e os militares russos enfrentam pesados contra-ataques da Ucrânia, na parte oriental do país.
Acredita-se que Xi espera produzir conquistas diplomáticas na cúpula, antes do Congresso Nacional do Partido Comunista, no próximo mês. Espera-se que ele busque um terceiro mandato, sem precedentes, como líder do partido no Congresso.
O gabinete presidencial russo diz que Putin também se encontrará com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, e com o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, separadamente, à margem da cúpula.
Putin deverá discutir com Erdogan as exportações de produtos agrícolas da Ucrânia. O presidente turco tem atuado como mediador entre a Rússia e a Ucrânia.
Putin também está programado para se encontrar com o presidente iraniano, Ebrahim Raisi. Espera-se que o Irã se junte à Organização de Cooperação de Xangai.
Os analistas dizem que Putin espera reforçar os laços com as nações amigas em meio à escalada do confronto com o Ocidente.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am

