Putin não participou do funeral de Gorbachev
Um funeral para Mikhail Gorbachev foi realizado em Moscou, neste sábado (3). Gorbachev foi o último líder da União Soviética.
As pessoas de luto distribuíram flores e prestaram seus respeitos ao falecido líder, que pôs um fim à Guerra Fria. Ele morreu na terça-feira (30), com a idade de 91 anos.
O presidente russo, Vladimir Putin, não participou da cerimônia. O gabinete presidencial disse que o “horário de trabalho de Putin não permitiria que ele comparecesse”.
O gabinete presidencial parou de considerar o serviço de despedida um funeral de Estado. Ele disse que a cerimônia teria os “elementos” de um.
O serviço foi realizado enquanto as divisões permaneciam entre a Rússia e os países ocidentais, devido à invasão de Moscou na Ucrânia.
O Primeiro Ministro húngaro, Viktor Orban, participou do serviço. Ele tem laços estreitos com Moscou. O embaixador dos EUA na Rússia também esteve presente. Embaixadores de algumas nações européias, que estão estacionados na Rússia, também compareceram.
Gorbachev foi, alegadamente, crítico do estilo autoritário de governança de Putin. Também foi dito que ele expressou preocupação com a invasão russa da Ucrânia.
Alguns meios de comunicação locais apontaram contrastes entre o funeral de Gorbachev e o funeral de Estado dado ao ex-presidente russo Boris Yeltsin.
Um dia de luto nacional foi declarado para o funeral de Ieltsin, após sua morte em 2007. Seu serviço foi assistido por Putin e líderes estrangeiros.
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm
- Taiwan presta homenagens às vítimas de ataque em Taipei - 21 de dezembro de 2025 11:18 pm
















