Presidente ucraniano diz aos russos para “fugir ou se render”
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, diz que as tropas ucranianas estão se preparando para sua “próxima série de vitórias”. Na segunda-feira, ele advertiu aos soldados russos em seu país que eles têm apenas duas opções: fugir ou se render.
Zelenskyy acusou os russos de “pôr em perigo” o mundo inteiro. Seu gabinete divulgou um vídeo que ele diz mostrar mísseis russos atingindo uma instalação na região sul de Mykolaiv. O complexo inclui a usina nuclear de Pivdennoukrainsk, a segunda maior da Ucrânia.
Funcionários da Energoatom, operadora nacional de energia, relataram uma explosão, a 300 metros dos reatores. Eles disseram que a usina está operando normalmente. Não relataram nenhuma baixa.
Os russos não responderam às acusações. Mas eles anunciaram que haviam realizado uma série de ataques no sudeste. Eles divulgaram vídeos afirmando ter destruído uma instalação usada para reparar HIMARS, sistemas de foguetes fornecidos pelos EUA.
As autoridades russas fizeram suas próprias acusações. Disseram que os ucranianos tinham bombardeado Donetsk, uma cidade controlada por separatistas apoiados pela Rússia. O prefeito, Alexei Kulemzin, disse que eles mataram 13 civis, incluindo duas crianças.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am