Pelo menos seis mortos em protestos contra o hijab, no Irã
O povo iraniano está tomando as ruas para protestar contra a morte de uma jovem que foi presa e espancada por usar, de modo diferente, o seu lenço de cabeça, ou hijab. A mídia local noticiou a morte de seis pessoas durante a manifestação.
Entre os mortos estão um membro das forças de segurança, depois que os manifestantes se enfrentaram com a polícia de choque e as forças de segurança. Muitos outros estão, alegadamente, feridos.
Mahsa Amini, de 22 anos, morreu na última sexta-feira enquanto estava sob custódia em Teerã. Enquanto a polícia diz que ela morreu de um ataque cardíaco, os manifestantes acreditam que ela foi espancada pela polícia.
No Irã, é obrigatório que as mulheres cubram seus cabelos, com um lenço de cabeça, em locais públicos. Nos últimos meses, o governo conservador, Raisi, tem intensificado uma repressão contra os infratores.
Especialistas dizem que os protestos são provocados,não apenas pelas reprimendas, mas devido à crescente indignação para com o governo, por sua resposta às sanções econômicas impostas pelos Estados Unidos.
O governo iraniano está restringindo o uso da mídia social em uma tentativa de colocar a situação sob controle.
- Japão amplia subsídio para conter alta dos combustíveis - 20 de junho de 2025 10:02 am
- Onda de calor no Japão faz uma vítima fatal e 100 internados - 20 de junho de 2025 9:58 am
- Putin e Xi condenam ações de Israel e pedem contenção - 20 de junho de 2025 9:52 am