Pelo menos 10 centros de tortura foram encontrados em áreas liberadas de Kharkiv, diz Zelenskyy
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, diz que pelo menos 10 locias foram encontrados nas áreas libertadas da região leste de Kharkiv, que se acredita terem sido usados para tortura.
Zelenskyy disse em um vídeo divulgado no sábado que uma estação de trem estava entre os “centros de tortura”. Ele também disse que foram encontradas ferramentas para tortura elétrica.
O presidente condenou a Rússia, dizendo que a tortura parece ter sido uma prática generalizada no território ocupado pelas forças russas.
As autoridades ucranianas abriram uma investigação após uma vala comum ter sido encontrada na principal cidade de Izyum, em Kharkiv.
As forças ucranianas recapturaram grande parte da região leste e estão intensificando sua contra-ofensiva no sul.
Os militares ucranianos publicaram na mídia social, no sábado, que os russos estão preparando rotas de recuo na região sul de Kherson.
Enquanto isso, o Ministério da Defesa russo disse, no sábado, que suas forças haviam realizado ataques em regiões incluindo Kherson, bem como Donetsk, no leste.
O presidente russo Vladimir Putin insistiu, na sexta-feira, que sua força militar ainda tem margem de manobra, dizendo que a Rússia tem usado apenas seu exército contratado, e que é apenas uma parte da força militar do país.
- EUA indicam apoio a ataques ucranianos em território russo - 30 de setembro de 2025 3:21 am
- Venda de carros elétricos dispara nos EUA com fim de crédito - 30 de setembro de 2025 3:12 am
- Calor adia colheita de ostras em Hiroshima - 30 de setembro de 2025 3:07 am