Oficiais de segurança do Japão, EUA e Coréia do Sul se encontrarão no Havaí
Os Estados Unidos informam que altos funcionários de segurança dos EUA, Japão e Coréia do Sul realizarão conversações no Havaí, na quinta-feira.
A Casa Branca anunciou, em uma declaração, na terça-feira, que o Conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan, se encontrará com o Secretário Geral de Segurança Nacional do Japão, Akiba Takeo, e o Diretor do Escritório de Segurança Nacional da Coréia do Sul, Kim Sung-han. Eles se reunirão na sede do Comando Indo-Pacífico dos EUA,em Honolulu.
A declaração diz que os oficiais se envolverão em discussões bilaterais na quarta-feira. Diz ainda que uma reunião a três acontecerá no dia seguinte. Sullivan deverá, então, visitar a sede do comando para discutir as alianças de seu país em defesa de um Indo-Pacífico livre e aberto.
As conversações trilaterais de segurança, de alto nível, serão as primeiras desde que o presidente sul-coreano, Yoon Suk-yeol, assumiu o cargo.
Os EUA, aparentemente, visam fortalecer a parceria trilateral à medida que a Coréia do Norte acelera o desenvolvimento nuclear e a China aumenta a pressão sobre Taiwan.
Também espera encorajar o Japão e a Coréia do Sul, seus principais aliados no Leste Asiático, a restabelecer os laços bilaterais.
- Vietnã e China iniciam construção de nova ferrovia - 20 de dezembro de 2025 7:16 am
- Declaração sobre armas nucleares gera reação no Japão - 20 de dezembro de 2025 7:11 am
- Governo de Tóquio alerta contra compra de etomidato - 20 de dezembro de 2025 4:11 am
















