O que é a Organização de Cooperação de Xangai – SCO
A Organização de Cooperação de Xangai, ou Shanghai Cooperation Organization – SCO, foi criada em 2001, com base nos Cinco de Xangai, um mecanismo destinado a resolver questões de fronteira entre a China e as antigas nações soviéticas.
Os seis membros iniciais eram a China, a Rússia e os países da Ásia Central do Cazaquistão, Quirguistão, Tadjiquistão e Uzbequistão. A Índia e o Paquistão aderiram oficialmente em 2017, elevando o número de Estados membros para oito.
A SCO é uma estrutura para discutir uma ampla gama de assuntos, incluindo segurança e cooperação econômica.
Está prevista a realização de uma cúpula no Uzbequistão, nesta quinta e sexta-feira. O Presidente chinês, Xi Jinping, o Presidente russo, Vladimir Putin, e o Primeiro Ministro indiano, Narendra Modi, estão agendados para participar.
O presidente iraniano, Ebrahim Raisi, e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, também participarão, segundo informações. O Irã é um país observador, e espera-se que adquira a adesão plena. A Turquia, que tem atuado como mediador sobre a situação na Ucrânia, é um parceiro de diálogo da organização.
Há diferenças entre os estados membros, incluindo disputas territoriais entre a Índia e o Paquistão. Alguns observadores são céticos sobre a unidade dos membros em responder a questões internacionais.
- Papai Noel chega de balão e encanta crianças em Saku - 22 de dezembro de 2025 12:47 am
- Estudo indica que megaterremotos podem ocorrer em intervalos menores - 21 de dezembro de 2025 11:57 pm
- Austrália realiza vigília em Bondi uma semana após ataque fatal - 21 de dezembro de 2025 11:23 pm
















