Ministros do Quad concordam com reforma da ONU
Os ministros das relações exteriores do Japão, Estados Unidos, Austrália e Índia reafirmaram sua oposição a qualquer tentativa, unilateral, de alterar o status quo pela força.
Autoridades do Grupo Quad também concordaram em trabalhar na reforma das Nações Unidas. A estrutura de quatro nações foi formada porque a China aumentou suas atividades marítimas.
O Ministro das Relações Exteriores do Japão, Hayashi Yoshimasa, o Secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, a Ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, e o Ministro das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyam Jaishankar, se reuniram na sexta-feira em Nova Iorque, à margem da Assembléia Geral da ONU.
Eles trocaram opiniões sobre a região indo-pacífico e concordaram em continuar trabalhando juntos, em prol de um “Indo-Pacífico livre e aberto”.
Hayashi falou sobre os desafios que o mundo está enfrentando, como a pandemia e a segurança alimentar, após a invasão russa na Ucrânia. Ele disse que os ataques à Ucrânia abalaram a ordem mundial.
Ele enfatizou a necessidade de fortalecer as funções da ONU, incluindo a reforma do Conselho de Segurança.
Os quatro ministros concordaram que as reformas deveriam incluir a expansão dos membros permanentes e não permanentes do conselho.
Eles também concordaram em enfrentar a ameaça global de ataques cibernéticos, tais como resgates, e cooperar ainda mais na ajuda humanitária e no socorro em casos de desastre.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















