Macron se compromete a continuar conversações com a Rússia e busca pela unidade européia
O presidente francês, Emmanuel Macron, se comprometeu a continuar o diálogo com a Rússia para ajudar a acabar com sua invasão da Ucrânia. Ele também enfatizou a importância da unidade européia.
Macron delineou sua política externa em um discurso aos embaixadores franceses no palácio presidencial em Paris, na quinta-feira.
Ele se referiu a uma equipe da Agência Internacional de Energia Atômica que chegou à usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, na quinta-feira.
O grupo planeja inspecionar a usina, controlada pela Rússia, já que os repetidos bombardeios danificaram algumas instalações, o que suscita preocupações sobre um grave acidente. A Rússia e a Ucrânia estão se acusando mutuamente dos ataques.
Macron disse que falará, novamente, com a Rússia após a conclusão da missão da AIEA. Ele falou com o presidente russo, Vladimir Putin, em agosto, quando eles concordaram sobre a importância do envio antecipado da equipe para a usina.
Macron ressaltou a necessidade de se preparar para um possível conflito prolongado. Ele também enfatizou que a unidade européia, como na imposição de sanções contra a Rússia, é fundamental porque a criação de divisões na Europa é um dos objetivos de Moscou.
Os analistas dizem que Macron está procurando sustentar a solidariedade européia diante dos movimentos russos para cortar o fornecimento de energia antes do inverno, quando a demanda de combustível crescerá.
- Navios chineses invadem águas territoriais japonesas nas Ilhas Senkaku - 11 de fevereiro de 2026 11:31 pm
- Akihabara terá lixeiras inteligentes para reduzir descarte irregular - 11 de fevereiro de 2026 11:11 pm
- Ministro da Defesa do Japão, Shinjiro Koizumi, participará da Conferência de Segurança de Munique - 11 de fevereiro de 2026 11:07 pm
















