Liz Truss eleita como nova líder do partido governista da Grã-Bretanha
A secretária britânica das Relações Exteriores, Liz Truss, foi eleita para comandar o partido conservador, governante, do país. Ela está pronta para substituir Boris Johnson como primeiro-ministro.
A eleição de um novo líder do partido foi realizada após o anúncio de Johnson, em julho, de que ele renunciaria após uma série de escândalos.
Os membros do partido em todo o país haviam votado por correio ou on-line.
Truss foi anunciada a vencedora na segunda-feira, em Londres. Ela ganhou 81.326 votos, liderando por uma grande margem o ex-chanceler do Tesouro, Rishi Sunak. Sunak teve 60.399 votos.
Truss, que tem 47 anos de idade, foi eleita pela primeira vez para a Câmara dos Comuns em 2010. Ela serviu em vários cargos ministeriais, inclusive para o meio ambiente e justiça. Como secretária de comércio internacional do governo de Johnson, ela assinou um acordo de parceria econômica com o Japão em 2020.
Truss tornou-se secretária das Relações Exteriores em setembro do ano passado. Ela se manteve firme contra a Rússia e em apoio à Ucrânia, impondo sanções a Moscou, logo que este país estava movimentando forças antes da invasão.
Espera-se que Truss enfrente sérios desafios para conduzir o país em meio à inflação recorde e à prolongada crise ucraniana. A taxa de inflação da Grã-Bretanha ultrapassou 10%. As pessoas estão sofrendo aumentos de preços de energia e alimentos, e os trabalhadores de várias indústrias estão realizando greves para exigir aumentos salariais.
Truss tomará posse como nova primeira-ministra da Grã-Bretanha, na terça-feira. Ela será a terceira mulher a assumir o cargo, seguindo Margaret Thatcher e Theresa May.
- Sons do Brasil recebe Apá Silvino na edição 534 - 22 de julho de 2025 1:14 am
- Avião da Força Aérea bengali cai em colégio e mata 19 em Daca - 22 de julho de 2025 1:00 am
- Universidade em Tokyo celebra o Dia do Mar com atrações únicas - 22 de julho de 2025 12:51 am