Líderes do Japão e da Coréia do Sul concordam em promover relações bilaterais
Os líderes do Japão e da Coréia do Sul mantiveram conversações em Nova York, por cerca de meia hora. Eles concordaram em restabelecer os laços bilaterais, abordando questões como as disputas trabalhistas em tempo de guerra.
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, e o presidente da Coréia do Sul, Yoon Suk-yeol, reuniram-se à margem da Assembléia Geral da ONU, na quarta-feira, horário local.
Eles concordaram que as duas nações são vizinhos importantes que precisam trabalhar em conjunto. Eles também confirmaram a importância para o Japão e a Coréia do Sul, assim como para os Estados Unidos, de aprofundar sua cooperação.
Eles também concordaram em trabalhar de perto para tratar de questões relacionadas à Coréia do Norte. Yoon reafirmou seu apoio ao objetivo do Japão de resolver a questão dos sequestros.
Eles confirmaram que irão ordenar uma aceleração das trocas diplomáticas em andamento, incluindo conversas entre seus ministros das Relações Exteriores, bem como assegurar que eles mesmos permaneçam em estreito contato.
Esta é a primeira vez que se realiza uma comunicação presencial entre Kishida e Yoon desde junho, quando os dois visitaram a Espanha para participar de uma cúpula da OTAN.
- Coreia do Norte critica Japão por comentário sobre armas nucleares - 21 de dezembro de 2025 10:34 pm
- Mercado matinal de Aomori volta a receber público após alerta sísmico - 21 de dezembro de 2025 10:28 pm
- Mortandade de ostras em Hiroshima ameaça pesca local - 21 de dezembro de 2025 10:23 pm

