Líderes de 8 nações se comprometem a trabalhar juntos para lidar com a situação na Ucrânia
O primeiro-ministro japonês, Kishida Fumio, o presidente americano, Joe Biden, e líderes de alguns outros países reafirmaram que trabalharão juntos para responder à situação na Ucrânia.
Uma videoconferência foi realizada na noite desta quinta-feira à noite, horário do Japão, a pedido de Biden. A reunião durou cerca de uma hora. Participaram os líderes de oito países. Os líderes de alguns dos sete estados membros do G7 estavam entre eles. Mas o presidente da França não participou.
Os líderes trocaram opiniões sobre a situação na Ucrânia. Eles concordaram em continuar a apoiar a Ucrânia e manter fortes sanções contra a Rússia.
Eles também concordaram que seus países deveriam trabalhar em estreita colaboração, para garantir o fornecimento estável de energia e alimentos.
Kishida falou sobre os recentes movimentos da Rússia na região Indo-Pacífico. Ele enfatizou que é importante alcançar os países que tomaram uma posição neutra.
O primeiro-ministro japonês mencionou a Oitava Conferência Internacional de Tóquio sobre Desenvolvimento Africano. A conferência foi realizada na Tunísia, no mês passado. Kishida disse que os representantes das nações participantes compartilharam suas preocupações sobre a agressão militar da Rússia.
Kishida também mencionou que o Japão presidirá as reuniões do G7 no próximo ano. Ele disse que está determinado a tentar reforçar a unidade entre os membros do G7 e seus países parceiros, para que a situação na Ucrânia possa ser resolvida.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am

