Japão e Índia planejam realizar uma reunião “2+2” em Tóquio na quinta-feira
Os governos japonês e indiano estão se preparando para realizar uma reunião em Tóquio, na quinta-feira, que contará com a presença dos ministros das Relações Exteriores e da Defesa dos dois países.
O Japão quer reafirmar que a cooperação com a Índia é importante. A Índia está atualmente participando de um exercício militar em larga escala com a Rússia.
O Ministro das Relações Exteriores japonês, Hayashi Yoshimasa, e o Ministro da Defesa, Hamada Yasukazu, planejam participar da conferência. A Índia será representada pelo Ministro das Relações Exteriores, Subrahmanyam Jaishankar, e pelo Ministro da Defesa, Rajnath Singh.
Esta será a segunda vez que o Japão e a Índia realizarão uma reunião de “dois mais dois”. A primeira conferência foi realizada na Índia, há três anos.
Os preparativos estão sendo feitos enquanto a China continua a intensificar seus esforços para ganhar poder hegemônico.
Na reunião planejada, o Japão e a Índia, provavelmente, reafirmarão o compromisso de cooperar no esforço de criar uma região Indo-Pacífico livre e aberta.
Tóquio também espera salientar a importância do diálogo sobre segurança de quatro vias conhecido como o “Quad”. O Japão, os Estados Unidos, a Austrália e a Índia são membros do Quad.
A Índia e a China estão participando do exercício da Rússia. É o primeiro exercício militar em larga escala que a Rússia se engaja, desde o início da invasão de Moscou na Ucrânia.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















