Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica pedem por “zona de segurança” em torno da usina de Zaporizhzhia
Os inspetores nucleares disseram que os bombardeios em torno da usina de Zaporizhzhia, na Ucrânia, os deixaram “gravemente preocupados”. Eles dizem que precisam criar, imediatamente, uma zona de segurança em torno do complexo.
O diretor geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, informou o Conselho de Segurança da ONU sobre a visita que ele e sua equipe fizeram ao local na semana passada. Eles haviam apresentado um relatório descrevendo os perigos, na terça-feira.
Grossi disse: “Estamos brincando com fogo e algo muito, muito catastrófico pode acontecer”.
Grossi e sua equipe testemunharam alguns dos bombardeios em si, embora seu relatório não mencione quem é o responsável. Eles dizem que embora os ataques não tenham “desencadeado uma emergência nuclear”, os bombardeios representam uma “ameaça constante à segurança nuclear”.
O relatório lista os danos encontrados, incluindo alguns em um prédio que abriga combustível nuclear e resíduos radioativos. Eles dizem que estão preparados para iniciar conversações com ambos os lados sobre a criação da zona de segurança.
- Lawson criará 100 lojas como centros de resposta a desastres - 16 de outubro de 2025 7:52 am
- Agência Meteorológica do Japão falha em prever 30% das chuvas intensas em 2025 - 16 de outubro de 2025 7:42 am
- Stellantis investirá US$ 13 bi para ampliar produção nos EUA - 16 de outubro de 2025 6:31 am