Inspetores da Agência Internacional de Energia Atômica chegam a usina de Zapoprizhzhia
Uma equipe de especialistas nucleares chegou a uma das maiores usinas nucleares da Europa, após uma viagem terrível. O chefe da Agência Internacional de Energia Atômica falou, anteriormente, sobre o perigo representado pela luta nas proximidades da usina de Zaporizhzhia, controlada pela Rússia, na Ucrânia.
O Diretor Geral da A.I.E.A., Rafael Grossi, disse: “Temos uma missão muito importante a cumprir. Como você sabe, vamos começar, imediatamente, uma avaliação da segurança e da situação na usina”.
Grossi disse que sua equipe passará alguns dias verificando o estado das instalações e de seus funcionários. Ele também disse que espera estabelecer uma presença contínua na usina.
Ambos os lados do conflito concordaram com a inspeção e com a rota escolhida pela equipe da ONU.
Mas um governador ucraniano disse que as forças russas o descartaram.
A agência de notícias Reuters diz que relatos de lutas atrasaram o grupo por horas.
A empresa estatal de energia nuclear da Ucrânia diz que uma nova rodada de bombardeios perto da usina a obrigou a fechar uma das duas unidades de energia em operação.
Mas o Ministério da Defesa da Rússia alega que as forças ucranianas dispararam projéteis, numa tentativa frustrada de reconquistar a usina.
O Ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, disse que seu país está fazendo tudo o que pode para manter a instalação segura. Ele reiterou uma promessa de deixar os inspetores fazerem seu trabalho.
- Festival das Lanternas ilumina noites de verão em Kamakura - 9 de agosto de 2025 3:37 am
- Catálogo russo exibe crianças ucranianas para adoção coerciva - 9 de agosto de 2025 3:05 am
- Exportações chinesas para os EUA caem em julho por tarifas - 9 de agosto de 2025 2:44 am