Índia lança o primeiro porta-aviões construído no país
A Índia comissionou seu primeiro porta-aviões construído domesticamente, nesta sexta-feira.
A Marinha da Índia informa que o INS Vikrant tem 262 metros de comprimento, com um deslocamento de 43.000 toneladas. Diz que 76% de seus componentes são adquiridos internamente, e que pode transportar 30 aeronaves, incluindo caças MIG-29. É o segundo porta-aviões do país.
O Primeiro Ministro, Narendra Modi, fez um discurso em uma cerimônia de comissionamento, realizada em Kochi, no estado de Kerala, no sul do país.
Ele disse que a Índia se uniu aos países que podem fabricar um porta-aviões, tão grande, com tecnologia nativa. Modi também disse que o navio é uma prova do trabalho duro, talento, influência e compromisso da Índia no século 21.
O primeiro-ministro disse que as preocupações com a segurança na região Indo-Pacífico e no Oceano Índico há muito foram ignoradas, mas agora esta área é uma grande prioridade de defesa para o país. Ele acrescentou que uma Índia forte abrirá o caminho para um mundo pacífico e seguro.
A Índia está, há muito tempo, em estado de confronto com a China ao longo de sua fronteira. Nos últimos anos, a Índia fortaleceu sua Marinha, à medida que a China intensificou suas atividades marítimas sob sua iniciativa “Belt and Road” para a criação de um enorme bloco econômico.
- Austrália destaca acordo histórico com Japão por novos navios - 6 de agosto de 2025 2:39 am
- BOJ alerta para riscos de alta nos juros de títulos públicos - 6 de agosto de 2025 2:35 am
- Ishiba anuncia nova política para produção de arroz no Japão - 6 de agosto de 2025 1:06 am