Harris critica Pequim e compromete-se a apoiar Taiwan
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, atacou a China e prometeu apoio contínuo para a autodefesa de Taiwan. Durante um discurso, em uma base naval americana perto de Tóquio, ela disse que Pequim estava minando a ordem baseada em regras na região.
Harris fez as observações em um discurso aos marinheiros americanos.
Ela acusou a China de usar a visita da Presidente da Câmara dos EUA Nancy Pelosi a Taiwan como um pretexto para exercícios militares, que ela descreveu como uma demonstração de força sem precedentes.
Ela disse que a China desafiou a liberdade dos mares e flexibilizou seu poder militar e econômico para coagir e intimidar seus vizinhos.
Harris também disse que Washington prevê um comportamento mais agressivo por parte de Pequim, ao tentar minar, unilateralmente, o “status quo”. Mas ela deixou claro que os EUA não seriam dissuadidos.
A vice-presidente enfatizou que os Estados Unidos não procuram um conflito com a China ou uma Guerra Fria. Ela disse que seu país trabalhará com todas as nações dispostas a resolver os desafios globais.
A China reagiu de forma contundente. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Wang Wenbin, disse aos repórteres, na quarta-feira, que os Estados Unidos precisavam voltar à política “One-China” e deixar claro, inequivocamente, que ela se opõe a todas as atividades separatistas de Taiwan.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















