Forte tufão Nanmadol está se aproximando do sul do Japão
As autoridades meteorológicas emitiram um alerta de emergência para ventos fortes, ondas altas e tempestades para a Prefeitura de Kagoshima, no sudoeste do Japão. Um tufão muito forte poderia desencadear o tipo de desastres que são vistos apenas uma vez em décadas.
O olho do tufão Nanmadol está ao sul de Kyushu, na manhã de domingo. E está se movendo lentamente na direção norte a noroeste. Espera-se que ele se aproxime de Kyushu ou pode aterrisar, até segunda-feira.
As autoridades dizem que ventos máximos de até 180 quilômetros por hora atingirão o norte e o sul de Kyushu, assim como as Ilhas Amami, com rajadas de pico que atingem 252 quilômetros por hora, até domingo.
O sul de Kyushu pode ter até 600 milímetros de chuva no período de 24 horas, até a segunda-feira de manhã.
A agência também adverte que, como o tufão é grande, a chuva e os ventos podem se intensificar mesmo em áreas distantes dele. Espera-se uma forte precipitação no oeste e em algumas partes do leste do Japão, até segunda-feira. Prevê-se que o tufão se dirija para o nordeste e viaje pela ilha principal do Japão, Honshu, até terça-feira.
Vôos estão sendo cancelados em aeroportos ao redor do país.
A partir das 6h00 de domingo, a Japan Airlines e a All Nippon Airways decidiram cancelar mais de 500 vôos para o dia. Outras companhias aéreas também estão cancelando os serviços.
A Japan Railways Group diz que os serviços de trem-bala serão afetados no domingo e na segunda-feira.
O operador do Kyushu Shinkansen disse que suspenderia o serviço entre as estações Kumamoto e Kagoshima-Chuo durante todo o dia no domingo.
Ele disse que suspenderá o serviço entre Hakata e Kumamoto por volta do meio-dia.
- Galeria dos Painéis de Hiroshima fecha para reforma - 30 de setembro de 2025 3:38 am
- EUA indicam apoio a ataques ucranianos em território russo - 30 de setembro de 2025 3:21 am
- Venda de carros elétricos dispara nos EUA com fim de crédito - 30 de setembro de 2025 3:12 am