EUA venderão armas no valor de US$ 1,1 bilhão para Taiwan
A administração americana do Presidente, Joe Biden, anunciou um acordo no valor de 1,1 bilhões de dólares para vender mísseis e outros equipamentos militares para Taiwan.
A administração disse, na sexta-feira, ter notificado o Congresso de sua intenção de vender 60 mísseis antiaéreos, 100 mísseis ar-ar e outras armas.
Desde uma visita de alto nível a Taiwan pela Presidente da Câmara americana, Nancy Pelosi, no mês passado, a China aumentou a pressão sobre Taiwan, conduzindo exercícios militares de grande escala e enviando caças sobre a linha mediana do Estreito de Taiwan.
Os EUA criticaram a China por tentar mudar o status quo usando a visita de Pelosi como pretexto.
Através da venda de armas, Washington, aparentemente, pretende manter a China sob controle, mostrando seu compromisso com a defesa de Taiwan.
O Departamento de Defesa dos EUA diz que a venda deverá melhorar a capacidade de Taiwan de responder às ameaças atuais e futuras. Ele diz que as armas ajudarão a fortalecer a interoperabilidade de Taiwan com os EUA e outros.
O Ministério das Relações Exteriores de Taiwan saudou a decisão. Diz que esta é a sexta venda de armas que a administração Biden anunciou e a quinta este ano, continuando sua política dos últimos anos, de normalização de tais vendas.
O ministério disse que o último lote inclui muitos mísseis, necessários para fortalecer a autodefesa de Taiwan, e demonstra plenamente a importância que o governo dos EUA atribui às necessidades de defesa de Taiwan.
- Templo em Tochigi realiza limpeza anual de máscara gigante de tengu - 21 de dezembro de 2025 9:14 am
- Uzbequistão busca ampliar investimentos japoneses em minerais - 21 de dezembro de 2025 8:58 am
- EUA realizam ataques de retaliação contra o ISIS na Síria - 21 de dezembro de 2025 8:31 am
















