Ícone do site Radio Shiga

Crise na Ucrânia deve ser resolvida na Assembléia Geral diz Comissário da ONU para os refugiados

Crise na Ucrânia deve ser resolvida na Assembléia Geral diz Comissário da ONU para os refugiados

O responsável pela Agência das Nações Unidas para Refugiados convidou os líderes presentes na Assembléia Geral da ONU a encontrar soluções para a crise de refugiados, em andamento, na Ucrânia e em outros lugares.

Em entrevista à NHK, no domingo, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados, Filippo Grandi, que participou da reunião do órgão mundial em Nova York, expressou profunda preocupação com a situação dos desalojados na Ucrânia.

Ele disse que trabalha para as Nações Unidas há mais de 30 anos, mas não se lembra de nenhum outro momento em que a organização teve que enfrentar tantos problemas simultaneamente, incluindo a invasão russa da Ucrânia, a pandemia do coronavírus chinês e a mudança climática.

Ele disse que a guerra na Ucrânia é a maior crise, tendo tido impactos em todo o mundo, em termos de economia, finanças, energia e segurança alimentar.

O chefe dos refugiados disse que a agência está preocupada com o próximo inverno, dado que milhões de pessoas na Ucrânia não têm um teto, uma casa ou abrigo adequado.

Ele disse que a continuação de uma guerra violenta no leste e sul da Ucrânia continua a deslocar as pessoas, e que elas precisam ser cuidadas.

Grandi disse que o atual Conselho de Segurança da ONU tornou-se disfuncional, pois as grandes potências continuam divididas em questões-chave, e o conselho não é mais capaz de resolver conflitos ao redor do mundo.

Ele descreveu a Assembléia Geral como “um momento de oportunidade para a abertura de novas soluções” e enfatizou que é tarefa dos líderes encontrar soluções, que muitas vezes são políticas, que permitam que as pessoas retornem a suas casas.

Siga-nos
Últimos posts por Radio Shiga (exibir todos)
Sair da versão mobile