China adverte o Japão sobre tratamento de Taiwan no funeral de Estado de Abe
O Ministério das Relações Exteriores da China advertiu o Japão sobre seu tratamento à Taiwan no funeral de Estado do ex-Primeiro Ministro Abe Shinzo.
O porta-voz do Ministério, Wang Wenbin, foi questionado, em uma conferência de imprensa, na terça-feira, sobre os delegados de Taiwan, que ofereceram flores no funeral.
Wang disse que Taiwan é parte integrante da China, e que o “Princípio de Uma-China” é universalmente reconhecido pela comunidade internacional.
Ele instou o Japão a respeitar os princípios dos quatro documentos políticos que trocou com a China, e a se abster de fornecer qualquer palco ou oportunidade para manobras políticas por parte dos separatistas taiwaneses.
Enquanto isso, a mídia taiwanesa cobriu, em detalhes, o funeral da Abe, com reportagens ao vivo de Tóquio e citando a mídia japonesa.
As estações de TV locais estão enfatizando que os três delegados taiwaneses foram apresentados como sendo de Taiwan, quando depositaram flores ao lado de outros participantes estrangeiros no local.
Alguns meios de comunicação japoneses apontaram que isto equivale a tratar Taiwan como um estado, um movimento que poderia convidar a reação da China.
O secretário-geral da Associação de Relações Taiwan-Japão, Chou Shyue-yow, disse aos repórteres, na terça-feira, que não há justificativa para que a China faça tal protesto em relação a uma questão relativa às obrigações básicas e à humanidade entre Taiwan e o Japão.
- “Monstros de neve” atraem turistas às montanhas de Zao - 14 de fevereiro de 2026 12:13 am
- Ucraniano é banido dos Jogos Olímpicos de Inverso por usar capacete com fotos de atletas mortos pela invasão russa e decisão do IOC gera revolta - 13 de fevereiro de 2026 9:56 pm
- Japão conquista dois bronzes no esqui e snowboard nos Jogos de Inverno na Itália - 13 de fevereiro de 2026 9:03 pm




















