Centro para Estudos Estratégicos Internacionais diz que trabalhos estão em andamento na estação de lançamento de satélites na Coréia do Norte
Um grupo de estudo norte-americano afirma que estão sendo realizados trabalhos significativos de expansão dentro de uma estação de lançamento de satélites, que está localizada na parte noroeste da Coréia do Norte. Pyongyang, aparentemente, quer ser capaz de disparar foguetes maiores e mais capazes a partir daquele local.
O Centro de Estudos Estratégicos Internacionais divulgou, na quinta-feira, fotos de satélite da Estação de Lançamento de Sohae, em Tongchang-ri. As fotos foram feitas em 6 de setembro.
O centro diz que as imagens mostram que o foco do trabalho é a expansão da “capacidade de armazenamento de combustível na plataforma de lançamento”. Diz que o objetivo do Norte é adquirir a capacidade de lançar “veículos de lançamento maiores e mais capazes”.
O Centro diz que “é, extremamente, improvável que um novo lançamento de satélite seja realizado a partir da plataforma no futuro imediato”. Ele cita o trabalho de construção em andamento como motivo.
Um míssil balístico de longo alcance foi lançado a partir da estação, em 2016. Mas, Pyongyang alegou que ele havia lançado um satélite de observação da Terra.
O jornal do partido comunista, Rodong Sinmun, noticiou que o ditador do país, Kim Jong Un, inspecionou a estação em março.
Ele ordenou aos trabalhadores que renovassem e ampliassem as instalações naquela época, para que grandes foguetes de transporte, com satélites de reconhecimento militar, pudessem ser lançados a partir dela.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















