Aliança de direita poderá assegurar a maioria nas eleições italianas
Os eleitores na Itália estão votando em eleições parlamentares que poderiam resultar em uma aliança de direita ganhando a maioria.
As votações começaram, em mais de 60.000 postos de votação, às 7 da manhã deste domingo, com 400 assentos na casa inferior e 200 na casa superior, em disputa.
A aliança de direita é liderada pelo partido dos Irmãos Giorgia Meloni. As forças de esquerda incluem o Partido Democrata Enrico Letta e o Movimento 5-Estrelas, de Giuseppe Conte.
Pesquisas de opinião sugeriram, no início deste mês, que os três principais partidos da aliança de direita tinham uma taxa de apoio combinada de 45%. Os analistas dizem que a aliança poderia ganhar a maioria dos assentos em ambas as câmaras.
As pesquisas também impulsionaram a perspectiva de Meloni se tornar a primeira primeira-ministra da Itália. Ela causou polêmica quando promoveu um slogan usado na época do ditador italiano, Benito Mussolini. Ela também criticou, repetidamente, a política de refugiados da União Européia.
A aliança da direita inclui o partido Forza Italia do ex-Primeiro Ministro Silvio Berlusconi e o partido da Liga do ex-Ministro do Interior Matteo Salvini. Berlusconi tem uma relação amigável com o presidente russo Vladimir Putin, enquanto Salvini critica as sanções da UE contra a Rússia.
Os analistas dizem que a unidade da UE na Ucrânia e outras questões poderiam vacilar se a aliança garantisse as rédeas do governo.
A votação terminará às 23 horas de domingo. Os resultados preliminares são esperados no início da manhã de segunda-feira.
- Autoridades investigam assessor próximo de Zelenskyy - 29 de novembro de 2025 3:03 am
- Louvre aumenta ingresso para visitantes estrangeiros - 29 de novembro de 2025 2:58 am
- Japão destina verba recorde para controle de ursos - 29 de novembro de 2025 2:54 am
















