10 anos desde que o governo japonês comprou algumas ilhas Senkaku
Este domingo (11), marca 10 anos desde que o governo japonês comprou algumas das Ilhas Senkaku, na Prefeitura de Okinawa, de um proprietário japonês particular.
O governo adquiriu a propriedade de três ilhas Senkaku, no Mar da China Oriental, no dia 11 de setembro de 2012. Ele citou como motivo a necessidade de manter e administrar as Ilhas Senkaku de forma pacífica e estável a longo prazo.
O Japão controla as ilhas. A China e Taiwan as reivindicam. O governo japonês mantém as ilhas como parte inerente do território do país, em termos de história e direito internacional. Ele diz que não há nenhuma questão de soberania a ser resolvida sobre elas.
Pequim reagiu com veemência à transferência de propriedade. Desde então, navios do governo chinês têm invadido, repetidamente, as águas territoriais japonesas ao redor das ilhas.
Nos últimos anos, os navios chineses se tornaram maiores e mais fortemente equipados com armas.
O número de operações de interceptação das Forças de Autodefesa do Japão contra aeronaves chinesas quadruplicou nos últimos 10 anos. Os caças de combate japoneses foram enviados contra aviões chineses 722 vezes durante o último ano fiscal, que terminou em março.
O Ministro das Relações Exteriores japonês, Hayashi Yoshimasa, disse aos repórteres, na sexta-feira, que a situação continua imprevisível. Ele acrescentou que o governo está seriamente preocupado. Hayashi disse que o Japão permanecerá vigilante e lidará com a situação com calma e determinação.
No mês passado, alguns mísseis balísticos, disparados pelos militares chineses durante um exercício, caíram na zona econômica exclusiva do Japão. O incidente tem tensionado ainda mais as relações entre os dois países.
Os militares chineses conduziram os exercícios em torno de Taiwan, depois que a presidente da Câmara dos EUA, Nancy Pelosi, visitou Taipei.
Enquanto isso, o Japão e a China assinalarão o 50º aniversário da normalização dos laços diplomáticos, em 29 de setembro.
O chefe da Secretaria de Segurança Nacional do Japão, Akiba Takeo, e o principal diplomata da China, Yang Jiechi, concordaram em tentar estabelecer relações bilaterais construtivas e estáveis no mês passado.
- Armandinho Macêdo e Kazufumi Miyazawa fecham os shows do Festival Brasil&Latino 2025, em Tóquio - 19 de junho de 2025 11:05 am
- Programa O Sul em Cima edição 14/2025 destaca Beto Scopel e Projeto CCOMA - 19 de junho de 2025 10:23 am
- Rússia abre fórum econômico com foco em países emergentes - 19 de junho de 2025 4:40 am