Zelenskyy considera o ataque de domingo a Mykolaiv um dos mais brutais de todos os tempos
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy, diz que um dos mais brutais bombardeios da Rússia na região sul de Mykolaiv ocorreu no domingo (31).
Em um vídeo postado online no domingo, Zelenskyy disse que dezenas de mísseis e foguetes atingiram edifícios residenciais, escolas, outras infra-estruturas sociais e instalações industriais.
O presidente também observou que o ataque russo matou o fundador de uma grande empresa agrícola ucraniana e sua esposa. Ele disse: “São exatamente essas pessoas, essas empresas, nosso sul ucraniano que têm garantido a segurança alimentar do mundo”.
Zelenskyy acrescentou: “Os terroristas russos não devem sequer esperar que eles sejam capazes de destruir o potencial social e industrial da Ucrânia”.
O presidente disse que o exército russo está tentando fortalecer suas posições nas áreas ocupadas do sul da Ucrânia, deslocando tropas do leste para as regiões de Kherson e Zaporizhzhia.
Também no domingo, o porta-voz presidencial da Turquia disse à mídia local que o primeiro navio carregando grãos ucranianos pode partir na segunda-feira (1), de manhã. Ibrahim Kalin disse que o carregamento dos navios foi concluído.
A Turquia e as Nações Unidas intermediaram um acordo entre a Ucrânia e a Rússia para retomar as exportações de trigo e outros grãos ucranianos.
- Alerta de calor extremo atinge quase todo o Japão - 5 de agosto de 2025 11:51 am
- Incêndio interrompe festival de fogos em Yokohama - 5 de agosto de 2025 7:04 am
- Salário mínimo no Japão pode ultrapassar 1.000 ienes/hora - 5 de agosto de 2025 6:38 am