Tensão em Taiwan ressalta a importância dos laços entre as Filipinas e os EUA, diz Marcos
A situação geopolítica volátil e as conseqüências da visita da presidente da Câmara dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan, ressalta a importância da relação EUA-Filipinas, disse no sábado (6) o presidente das Filipinas, Ferdinand Marcos Jr.
Marcos, encontrando-se com o Secretário de Estado americano, Antony Blinken, no palácio presidencial em Manila, disse que sua visita foi oportuna, mas ele acreditava que a viagem de Pelosi “não elevou a intensidade” de uma situação que já era volátil.
Blinken é o mais alto funcionário americano a viajar para as Filipinas desde a posse de Marcos, o filho do falecido homem forte, que Washington ajudou a fugir para o exílio no Havaí, após uma revolta do “poder do povo” em 1986.
Ele garantiu a Marcos que os Estados Unidos honrariam seus compromissos com seu pacto de defesa conjunto, de décadas.
“A aliança é forte e acredito que pode crescer ainda mais forte”, disse Blinken a Marcos.
“Estamos comprometidos com o tratado de defesa mútua que estamos empenhados em trabalhar com as Filipinas em desafios compartilhados”.
As Filipinas são um ponto de apoio na rivalidade geopolítica entre os Estados Unidos e a China e Marcos enfrenta um difícil desafio ao equilibrar os laços de seu país entre as duas principais potências econômicas.
Os laços EUA-Filipinas foram abalados por aberturas para a China por parte do antecessor de Marcos, Rodrigo Duterte, suas frequentes explosões de descaso com os Estados Unidos e suas ameaças de desvalorizar seus laços de defesa.
- Seven & i abrirá mil novas lojas de conveniência no Japão - 7 de agosto de 2025 1:59 am
- Cerimônia lembra decolagem de aviões das bombas atômicas nas ilhas Marianas - 7 de agosto de 2025 1:48 am
- Relatório dos EUA estimava 100 mil mortos em Hiroshima depois da bomba atômica - 7 de agosto de 2025 1:38 am