Talibã diz que não sabia que o líder da Al-Qaeda estava em Cabul
O talibã diz que não tinha informações sobre o líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, que entrou e permaneceu na capital do Afeganistão, Cabul.
O Talibã emitiu uma declaração, na quinta-feira, depois que o governo americano disse, na segunda-feira, que um ataque com drone matou o líder da Al-Qaeda em seu esconderijo em Cabul, no mês passado.
A declaração diz que a liderança do Afeganistão ordenou uma investigação sobre o incidente. Ela também acusa Washington de violar o território afegão ao realizar o ataque com drone.
O Coordenador do Conselho de Segurança Nacional dos EUA para Comunicações Estratégicas, John Kirby, disse, na terça-feira, que o Talibã tinha abrigado o líder da Al-Qaeda.
Os analistas dizem que o Talibã, que assumiu o controle do Afeganistão em agosto passado, pretendia desviar tais críticas divulgando a declaração.
Ayman al-Zawahiri teve um envolvimento próximo nos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001 contra os Estados Unidos. Ele assumiu a liderança da Al-Qaeda depois que as forças americanas mataram Osama bin Laden em 2011.
- Ramadã tem início na Indonésia e no Paquistão - 20 de fevereiro de 2026 12:15 am
- Guarda Costeira do Japão treina oficiais do Sudeste Asiático - 19 de fevereiro de 2026 11:40 pm
- Japoneses somem no Camboja e polícia teme golpes digitais - 19 de fevereiro de 2026 11:35 pm




















