Taiwaneses na ilha Pingtan, na China, enfrentam uma situação terrível
Os taiwaneses. na ilha chinesa de Pingtan, localizada a cerca de 100 quilômetros do Estreito de Taiwan, estão enfrentando circunstâncias terríveis enquanto Pequim aumenta a pressão contra as autoridades taiwanesas.
O governo chinês introduziu uma política de incentivos para que as pessoas de Taiwan operem negócios que atendam aos turistas chineses que visitam Pingtan, que é uma ilha sob a administração da província de Fujian.
Sob essa política, foi construída uma unidade de observação visual na ilha do resort, em 2014. Mas as instalações turísticas estão, agora, desertas.
Fontes locais dizem que os taiwaneses começaram a retornar à sua terra natal à medida que as relações entre os dois lados do estreito se tornaram tensas.
Dizem que isso aconteceu depois que, Tsai Ing-wen, do Partido Democrático Progressista, tomou posse em 2016, já que o partido é considerado fortemente pró-independência pela China.
As fontes estavam preocupadas que os operadores de lojas de lembranças nas instalações não possam mais importar mercadorias de Taiwan após os exercícios militares chineses.
Um taiwanês de 72 anos que opera uma loja de souvenirs disse que muitos de seus companheiros taiwaneses voltaram para Taiwan, por causa de fatores que dificultaram a realização de negócios em Pingtan.
O homem acrescentou que deveria respeitar as opiniões da China e, se não puder, sua única escolha é retornar a Taiwan.
- Rússia critica ameaça dos EUA a Índia por compra de petróleo russo - 6 de agosto de 2025 8:48 am
- Funcionários da TSMC são presos por roubo de segredos de chips - 6 de agosto de 2025 8:20 am
- Hiroshima relembra vítimas da bomba atômica, 80 anos depois - 6 de agosto de 2025 8:13 am