Taiwan propõe orçamento recorde para a defesa
Taiwan propôs um orçamento recorde de defesa para 2023, que procura aumentar os gastos em quase 14% a partir deste ano, em meio à crescente pressão da China.
O Yuan Executivo, ou Gabinete, adotou um orçamento geral para o próximo ano na quinta-feira (25).
O orçamento proposto para a defesa totaliza 586,3 bilhões de novos dólares de Taiwan, ou cerca de 19,4 bilhões de dólares americanos, o que representa um aumento de 13,9% em relação ao ano atual.
A soma inclui fundos para a compra de caças F-16V avançados e mísseis de produção em massa e outros equipamentos.
O Ministério da Defesa diz que o orçamento total da defesa é equivalente a 2,4% do produto interno bruto projetado de Taiwan para o próximo ano.
Um funcionário, encarregado da compilação do orçamento, diz que o forte impulso ocorre como envios cada vez maiores de aeronaves e navios militares, que provavelmente aumentarão ainda mais em meio à atividade militar intensificada da China em torno de Taiwan.
A China realizou exercícios militares em larga escala em torno de Taiwan no início deste mês, e tem frequentemente enviado aviões de combate sobre a linha mediana do Estreito de Taiwan, mesmo após a conclusão dos exercícios. A linha foi estabelecida com o objetivo de evitar conflitos militares não intencionais entre Taiwan e a China.
- Tailândia e Camboja iniciam diálogo sobre fronteira - 4 de agosto de 2025 8:44 am
- China e Rússia iniciam exercícios navais no Mar do Japão - 4 de agosto de 2025 8:28 am
- Brasil registra atos em 37 cidades contra Lula, Moraes e por anistia - 4 de agosto de 2025 4:24 am