Rússia pode enfrentar dificuldades para a realização de referendos no sul da Ucrânia
A Rússia está se preparando para realizar referendos em partes do sul da Ucrânia, sob seu controle, com o objetivo de anexação. Mas os observadores sugerem que será difícil realizar referendos em setembro, como previsto.
Acredita-se que a Rússia esteja se preparando para realizar referendos sobre a anexação das regiões de Kherson e Zaporizhzhia em 11 de setembro, para coincidir com as eleições locais na Rússia.
Um alto funcionário da agência de inteligência do Ministério da Defesa da Ucrânia disse à mídia, na sexta-feira (26), que os preparativos estão quase completos com políticos e voluntários chegando às regiões controladas pela Rússia.
Entretanto, o Instituto para o Estudo da Guerra, sediado nos EUA, afirma que a Ucrânia está lutando contra essas regiões, e que também há atrito dentro das administrações de ocupação e não há colaboradores suficientes para supervisionar os referendos.
O instituto diz que os “referendos falsos” da Rússia sobre a anexação do sul da Ucrânia dificilmente terão sucesso.
Enquanto isso, o governador da região sudeste da Ucrânia, Zaporizhzhia, levou à mídia social, no sábado, e criticou o bombardeio russo de um prédio de apartamentos que matou cinco pessoas, incluindo duas crianças de 2 e 8 anos.
Na sexta-feira, as forças ucranianas disseram, na mídia social, que tinham destruído duas pontes na região sul de Kherson que serviam como rotas de abastecimento para o território ocupado pela Rússia.
- Japão apreende barco chinês após nova incursão ilegal - 13 de fevereiro de 2026 8:14 am
- Atletas seguem alvo de ataques online durante a Olimpíada de Inverno Milano Cortina - 13 de fevereiro de 2026 4:32 am
- Inteligência sul-coreana aponta filha de Kim como sucessora - 13 de fevereiro de 2026 4:20 am
















