Rússia continua com agressão, apressando o controle dos territórios ocupados na Ucrânia
A Rússia está intensificando sua ocupação das regiões ucranianas sob seu controle, enviando um alto funcionário a uma cidade devastada pela guerra e forçando os residentes a usar passaportes russos.
O Kremlin enviou o vice-primeiro ministro, Marat Khusnullin, que é responsável pelo desenvolvimento e construção urbana, para Mariupol, na Ucrânia Oriental. Na sexta-feira foram exibidos videoclipes dele visitando os locais das obras.
Grupos pró-russos na cidade dizem que ele estará envolvido na reconstrução da infra-estrutura.
A Rússia também está acelerando os esforços para obrigar os residentes, nos territórios que tem ocupado, a usar passaportes russos.
O Instituto para o Estudo da Guerra dos EUA diz que as pessoas, agora, são obrigadas a apresentar passaportes russos ao obterem telefones celulares na região sul de Kherson e na região sudeste de Zaporizhzhia.
O grupo de pesquisa diz que o Kremlin quer obrigar os residentes a obter passaportes russos e monitorar aqueles que estão contra o controle russo.
Enquanto isso, as forças russas continuam a atacar as partes leste e sul da Ucrânia.
O Ministério da Defesa da Rússia anunciou, no sábado, que ataques com mísseis contra uma posição de tropas ucranianas na região oriental de Dnipropetrovsk mataram mais de 80 pessoas.
Também disse que suas forças bombardearam a região oriental de Donetsk e a região sul de Kherson.
Disse que tinha como alvo as posições ucranianas.
O governador da região de Donetsk, Pavlo Kyrylenko, escreveu na mídia social, no sábado, que cinco pessoas morreram e outras 14 ficaram feridas.
- Ouro atinge valor recorde no Japão com tensão geopolítica - 30 de setembro de 2025 9:13 am
- Congresso Internacional de Astronáutica reúne líderes em Sydney - 30 de setembro de 2025 9:07 am
- Ishiba se reúne com presidente sul-coreano em Busan - 30 de setembro de 2025 9:03 am